Foto: PcBA
Foto: PcBA

Um homem de 35 anos, que possuía quatro mandados de prisão em aberto por homicídios qualificados, praticados no município de Nova Viçosa, no extremo sul da Bahia, foi preso nesta segunda-feira (26), em São Mateus, no Espírito Santo. A ação ocorreu de forma conjunta entre as Polícias Civis da Bahia e do Espírito Santo.

O investigado é apontado como integrante de um grupo criminoso e tem envolvimento em quatro homicídios registrados na região. As vítimas são Cauã Costa Santos Marcieira, de 22 anos, morto em abril de 2025; Vinícius Gonçalves das Neves, de 28 anos, também assassinado em abril de 2025; Alan da Silva Dias, de 23 anos, morto em fevereiro de 2025; e Yan Taler Tolentino, de 26 anos, assassinado em dezembro de 2024. De acordo com as investigações, os crimes estão relacionados à disputa por território para o tráfico de drogas.

Segundo informações dos setores de inteligência, o suspeito atuava como executor de rivais do grupo criminoso. As ações ocorriam nos municípios de Mucuri, Nova Viçosa, Alcobaça e Teixeira de Freitas. Além disso, ele participava da expansão territorial da organização criminosa para cidades do norte do Espírito Santo, como São Mateus, Pedro Canário, Sooretama e Linhares.

Após a prisão, os agentes encaminharam o investigado para a 18ª Delegacia Regional de São Mateus, onde permanece à disposição da Justiça. Dessa forma, prisão foi comunicada ao Poder Judiciário de Nova Viçosa, e as investigações seguem em andamento.

Operação Entre Fronteiras

A ação integra a primeira fase da Operação Entre Fronteiras. Assim, a iniciativa contou com o apoio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de São Mateus (ES) e da Divisão de Inteligência da Polícia Penal do município.