Foto: ASCOM PCBA
Foto: ASCOM PCBA

Uma operação cumpre sete mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (28) em postos de combustíveis localizados nos municípios de Lauro de Freitas e Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A ação integra a Operação Acesso Remoto, deflagrada na manhã desta quarta-feira.

A operação investiga a suspeita de adulteração e fraude na comercialização de combustíveis. A ação foi deflagrada após o Ministério Público apresentar uma representação à Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon).

Segundo as apurações, há indícios da atuação de uma organização criminosa que utilizaria mecanismos eletrônicos instalados de forma subterrânea, acionados remotamente. As investigações apontam que os dispositivos permitiriam a manipulação do volume e da composição química dos produtos comercializados.

De acordo com o inquérito, o esquema envolveria a instalação de chips eletrônicos em bombas de combustíveis e válvulas subterrâneas, uma estrutura que exige obra de engenharia especializada. Assim, esse tipo de tecnologia dificulta a identificação das irregularidades durante fiscalizações convencionais.

Diante dos elementos reunidos, a Decon solicitou judicialmente os mandados de busca e apreensão, com o objetivo de acessar todos os compartimentos dos postos investigados. Além disso, visando verificar a possível existência de adulteração nos produtos comercializados.

A operação conta com o apoio da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro). As investigações seguem em andamento e, até o momento, aparelhos celulares foram apreendidos e encaminhados para perícia.

Vídeo: PCBA