
O carnaval está chegando e, com ele, o alerta para o estoque de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). A assistente social do setor de capitação da Hemoba, Tarsila Castro, participou do programa Toda Hora da Salvador FM nesta quinta-feira (29) e tirou algumas dúvidas dos ouvintes.
Alguns dos questionamentos feitos foi referente à pessoas com doenças crônicas se elas podem doar sangue. De acordo com Tarsila, o que torna o doador apto ou não é o uso dos medicamentos e não a doença em si.
“Às vezes o doador é inapto temporariamente ou de forma definitiva, não muito por conta da doença crônica, mas por causa de alguma medicação que ele está fazendo uso. Por exemplo, hipertensão. O hipertenso pode doar, desde que no ato de aferição da pressão, ela esteja controlada. Mas nem todas as doenças crônicas tornam a pessoa inapta”.
Entretanto, a representante da Hemoba reforçou que as doenças autoimunes, como lúpus, realmente torna a pessoa inapta para doação de sangue. Tarsila também comentou sobre a campanha da Fundação “Seu sangue é do tipo que salva vidas”.
“Temos o apoio de alguns artistas e fazemos uma sensibilização prévia em relação ao carnaval. Sempre fazemos o apelo para que as pessoas possam se divertir na paz. Como fazemos o abastecimento de hospitais de alta complexidade, precisamos contar com a colaboração de cada cidadão baiano para fazer essa doação antecipada e conseguir manter o nosso estoque seguro”.
Critérios da doação:
Para doar sangue, o candidato deve estar, além disso, em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Candidatos menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal, enquanto idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.
No dia da doação:
- Estar alimentado (evite comidas gordurosas nas últimas 4h);
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h;
- Não ter fumado por pelo menos 2h;
- Ter dormido ao menos 6h na noite anterior.
Para doar, é obrigatório apresentar documento com foto válido em todo o território nacional.


