Deputado propõe isenção de IPVA para veículos híbridos e ecológicos na Bahia

O deputado estadual Jordavio Ramos (PSDB) apresentou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) uma proposta que altera a legislação do IPVA no estado, com foco em veículos híbridos e movidos a combustíveis menos poluentes.

A proposta começou a tramitar na ALBA na quinta-feira (29) e prevê isenção temporária do imposto entre 1º de janeiro de 2026 e 31 de dezembro de 2027 para automóveis. Para ônibus e caminhões movidos exclusivamente a hidrogênio ou gás natural, a isenção se estenderá até 2030.

“O presente Projeto de Lei tem como objetivo incentivar a adoção de tecnologias limpas e sustentáveis no Estado da Bahia, por meio da concessão de isenção temporária de IPVA para veículos movidos a hidrogênio, gás natural, biometano, etanol e sistemas híbridos”, afirmou o deputado ao apresentar a proposta.

Jordavio destacou que o projeto é inspirado em uma legislação semelhante aprovada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e reforçou que a iniciativa busca estimular o uso de tecnologias limpas no estado.