Fotos: Reprodução / Redes Sociais
Fotos: Reprodução / Redes Sociais

A influenciadora digital, Bielle Elizabeth, relatou que foi vítima de racismo em um restaurante no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Bielle fez uma publicação nas redes sociais na terça-feira (3).

No vídeo, Bielle contou que a dona do estabelecimento entregou um copo de cerveja, mas antes ela tinha cuspido na bebida da influenciadora. “Fomos almoçar, muito felizes e tranquilos depois fazermos nossas oferendas. Estávamos aqui consumindo e eles começaram a reprimir a gente de todas as formas possíveis. Inclusive, jogando catarro no meu copo”.

Bielle Elizabeth relatou que a mulher soltou alguns comentários racistas. “Enquanto ainda a gente comia nossa refeição, ela ficava falando alto para a gente escutar as piadas. Ela chegou na nossa mesa, batendo e indicando que a mesa era para quatro pessoas, sugerindo que a gente saísse, causando uma expulsão. Teve um determinado momento que ela falou ‘não quero esse tipo de gente aqui'”.

A influenciadora ainda fez uma reflexão sobre pessoas negras que são capazes de reproduzir atitudes preconceituosas contra outras da mesma cor.

“Existem pessoas pretas que não conseguem servir os seus semelhantes. Sejam seguranças, atendentes. E quando chega uma pessoa que é da mesma cor, ela não consegue entender que aquela pessoa está acima dela e ela se sente incomodada a ponto de fazer esse tipo de coisa. Servir uma pessoa branca é ‘tolerável’, mas servir uma pessoa preta é inadmissível para certas pessoas pretas. E elas reverberam a estrutura pior do que aquele que criou essa estrutura”.

Veja: