
O empresário Cristiano Santos Hermogens, irmão do traficante Márcio dos Santos Nepomuceno, conhecido como Marcinho VP, e tio do rapper Oruam, assumiu a presidência do PSDB em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.
Cristiano já foi preso em 2006 pelos crimes de associação para o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. À época, a Polícia Civil do Rio de Janeiro apontou que ele teria passado a administrar os negócios de Marcinho VP ligados ao comando do tráfico no Complexo do Alemão.
O presidente estadual do PSDB no Rio de Janeiro, deputado federal Luciano Vieira, afirmou que desconhecia o parentesco no momento da nomeação. De acordo com ele, a indicação partiu de um integrante do diretório municipal.
“Eu não sabia que ele era irmão do Marcinho VP. Fiquei sabendo por conta da reportagem”, disse Luciano Vieira. Em nota, o parlamentar informou que, ao tomar conhecimento do caso, determinou a suspensão imediata de Cristiano e também do responsável pela indicação.
Cristiano Santos Hermogens já disputou cinco eleições no país: em 2010, concorreu ao cargo de deputado estadual do Rio de Janeiro pelo então PRP; em 2016, foi candidato a vereador de Belford Roxo pelo PTB; em 2018, disputou uma vaga na Assembleia Legislativa pelo PHS; em 2020, concorreu à Prefeitura de Belford Roxo pelo PL; e, em 2022, voltou a disputar o cargo de deputado estadual, também pelo PL.


