

“Estou indo fazer uma viagem para Europa, e só é liberada essa autorização para viagem com a transferência do cartão nacional para o cartão internacional, com vacina da febre amarela”, conta uma das pessoas que estava na fila.
Na quarta-feira (18), restavam apenas 120 doses da vacina, e as fichas já estavam todas preenchidas.
De acordo com a coordenadora de imunização, Ana Ferraz, a procura no centro de saúde é grande porque outros postos não oferecem a vacina da febre amarela todos os dias. "Tem unidades que estão disponibilizando duas vezes na semana, ou três vezes. Se a sua unidade não abre todos os dias, procure com calma uma enfermeira da unidade, e procure o dia que a vacinação acontece na sua unidade de saúde, porque senão acontece a superlotação", explicou Ana Ferraz.
saiba mais
Sesab recomenda vacinação contra febre amarela em 45 cidades da Bahia
Preciso me vacinar contra a febre amarela? Veja perguntas e respostas sobre o surto em MG
Número de casos de doença misteriosa sobe para 52 na Bahia
Na Unidade de Saúde da Família, no bairro da Conveima, a procura também tem sido grande, e os funcionários aguardam a chegada de um novo lote para voltar a vacinar a população.
Um morador do local disse que está há 15 dias em busca da vacina, mas ainda não conseguiu encontrar um local para a aplicação.
“Estou há 15 dias procurando e não estou encontrando. Estou indo para uma área de risco, e corre o risco de trazer essa doença para Vitória da Conquista”, disse Carlos Nonato.
A procura pela vacina aumentou depois que mais de 150 cidades foram afetadas pela febre amarela, só em 2017, e mais de 30 mortes com sintomas da doença foram registradas em todo Brasil. Vitória da Conquista, no entanto, não está em estado de alerta, e a coordenação de imunização informou que novas doses já chegaram ao município.
Reprodução: G1 BA


