Bahia

Falta de luz no aeroporto de Salvador foi causada por falha em gerador

ANAC vai abrir sindicância para apurar caso

NULL
NULL

Aeroporto de Salvador fica lotado por causa de queda de energia (Foto: Andréa Silva/TV Bahia)

A queda de energia no Aeroporto Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, nesta segunda-feira (22), foi causada por falha em um gerador. As informações são da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba).

Por conta disso, 21 voos nacionais sofreram atrasos no terminal. A situação ocorreu durante a madrugada, mas a energia elétrica só voltou por volta das 7h, de acordo com passageiros.

A Agência Nacional de Aviação Civil informou, por meio de nota, que está acompanhando a situação do terminal, e que deve abrir processo de sindicância para averiguar a reponsabilidade da concessionária responsável pelo aeroporto.

Caso seja constatada ineficiência por parte do administrador, penalidades poderão ser impostas, de acordo com as constatações apuradas, segundo a Anac.

Gerador
A Vinci Airport, concessionária que administra o aeroporto, informou que entre 1h17 e 3h48 houve interrupção inesperada no fornecimento de energia, pela Coelba. Por conta disso, duas linhas que alimentam o terminal foram afetadas.

A partir daí, o gerador do aeroporto foi acionado e funcionou até as 4h, segundo a Vinci. A concessionária explicou que, durante a transferência de energia do gerador para a linha da Coelba, a equipe do aeroporto verificou uma falha no equipamento.

A manutenção foi imediatamente acionada para a realização de ajustes de forma segura, mas a energia só foi reestabelecida às 6h30, com normalização da operação do terminal.

Segundo a Vinci, não houve ocorrência de cancelamento de voo ou mudanças de rota. A concessionária afirma ainda que, conforme descrito no contrato de concessão, a troca de equipamentos faz parte das obras que terão início no primeiro trimestre de 2018.

Fonte: G1 // AO