Gatonet

Cerca de 14 toneladas de cabos irregulares foram removidos durante "Operação Gatonet" 

A ação, ocorrida entre os dias 13 e 17 de outubro, também retirou 439 caixas clandestinas instaladas nos postes da distribuidora

Assessoria Neoenergia Coelba / Reprodução
Assessoria Neoenergia Coelba / Reprodução

A Neoenergia Coelba realizou mais uma edição da “Operação Gatonet”, que resultou na remoção de 14 toneladas de cabos irregulares de telefonia e internet em diversos municípios da Bahia.

A ação, ocorrida entre os dias 13 e 17 de outubro, também retirou 439 caixas clandestinas instaladas nos postes da distribuidora, que representavam risco de incêndio e acidentes.

As equipes da concessionária percorreram 16 cidades simultaneamente, entre elas: Salvador, Santo Antônio de Jesus, São Francisco do Conde, Cipó, Jaguarari, Paulo Afonso, Serrinha, Serrolândia, Barreiras, Ibirapitanga, Igaporã, Ipupiara, Itaberaba, Itambé e Vitória da Conquista. Ao todo, 530 postes foram fiscalizados e regularizados.

Riscos e Consequências das Ligações Clandestinas

De acordo com a Neoenergia Coelba, as caixas e cabos irregulares são uma das principais causas de incêndios em redes elétricas. Os equipamentos clandestinos são fabricados para uso interno e não possuem vedação ou materiais anti-incêndio, o que aumenta o risco de curto-circuito.

A Operação Gatonet tem como objetivo garantir a segurança da população e assegurar a qualidade do fornecimento de energia elétrica. As ações são realizadas de forma contínua em todo o estado, combatendo instalações que não seguem padrões técnicos e que provocam o acúmulo de fios nos postes.

A concessionária alerta que empresas clandestinas de internet e telefonia, conhecidas como “gatonets”, não têm autorização para utilizar a estrutura da rede elétrica. Por isso, não realizam manutenção adequada e deixam fios expostos, colocando em risco moradores e trabalhadores.

A Neoenergia Coelba orienta os consumidores a verificar se o provedor contratado possui autorização para o uso dos postes. A lista completa das empresas regulares está disponível no site da distribuidora: Provedores Autorizados – Neoenergia Coelba.