Operação conjunta

Jacobina: 91 trabalhadores são resgatados em condições análogas à escravidão

De acordo com a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), os trabalhadores atuavam em duas pedreiras da região

Foto: MTE/Divulgação
Foto: MTE/Divulgação

Uma operação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizada entre os dias 9 e 16 de abril resultou no resgate de 91 trabalhadores em situação análoga à escravidão na cidade baiana de Jacobina. De acordo com a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), os trabalhadores atuavam em duas pedreiras da região.

O trabalho consistia em executar atividade “extremamente penosa e extenuante, marcada por esforço físico intenso, repetitivo e contínuo”. Além disso, os trabalhadores utilizavam ferramentas pesadas e ficavam expostos ao sol escaldante, chuva e vento.

Ainda de acordo com o MTE, os trabalhadores não usavam equipamentos de segurança, usavam chinelos ou botas furadas, sem óculos ou proteções auriculares durante a atividade.

Nenhum dos homens resgatados possuía carteira de trabalho assinada, portanto não tinham direito a garantias como 13º salário, férias, descanso remunerado e FGTS.

A operação de resgate teve a atuação de órgãos como Ministério Público do Trabalho (MPT), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Federal (PF).

>>> Siga o canal do PS Notícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.