Sete cardeais brasileiros devem participar do Conclave que escolherá o novo líder da Igreja Católica, após a morte do Papa Francisco. Entre eles está Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil. Aos 65 anos, ele representa não apenas a capital baiana, mas também a arquidiocese mais antiga do país nesse momento crucial para o futuro do Vaticano.
Natural de Dobrada, interior de São Paulo, Dom Sérgio foi ordenado sacerdote em 1984 e possui doutorado em Teologia Moral. Com uma trajetória marcada pelo ensino e pela formação religiosa, atuou como reitor, professor e diretor espiritual em seminários. Presidiu a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entre 2015 e 2019. Em 2016, o próprio Papa Francisco nomeou Dom Sérgio cardeal e, desde 2020, ele lidera a Arquidiocese de Salvador, onde tem fortalecido o trabalho pastoral com foco nas questões sociais.
Outros cardeais brasileiros no Conclave
Além de Dom Sérgio, outros seis cardeais brasileiros com menos de 80 anos também têm direito a voto no Conclave, entre eles Dom Odilo Scherer (SP), Dom Orani Tempesta (RJ) e Dom Jaime Spengler (RS), atual presidente da CNBB. Já Dom Raymundo Damasceno, aos 87 anos, está fora da votação por motivo de idade, mas participa das reuniões administrativas da Igreja.
No total, 138 cardeais se reunirão na Capela Sistina para o processo de escolha, que ocorre sob sigilo e pode durar vários dias. São necessários dois terços dos votos para a eleição de um novo pontífice. Assim, a presença de Dom Sérgio no Conclave reforça o papel de Salvador como um centro de relevância no cenário católico mundial.
>>> Siga o canal do PS Notícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.