A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) concluiu a operação de manutenção e melhorias no sistema de abastecimento, na manhã desta quarta-feira (6). De acordo com a empresa, o fornecimento de água começou a ser retomado em Salvador e outros 12 municípios. [veja lista abaixo]
No entanto, conforme a Embasa, o retorno ocorre aos poucos, pois é preciso captar água na barragem, enviar para a estação de tratamento e para os reservatórios de distribuição (Cabula, Campinas de Brotas, Dunas e Águas Claras, entre outros). Além disso, alguns imóveis podem ter o abastecimento normalizado 48 horas após o início da retomada.
As equipes concluíram 48 das 50 frentes de serviço na noite de terça-feira (5), conforme o previsto. As outras duas, de alta complexidade, foram finalizadas no fim da manhã desta quarta.
Ainda de acordo com a empresa, as áreas mais próximas dos reservatórios e em regiões mais baixas são normalmente as primeiras a ter o serviço restabelecido. Já imóveis em áreas elevadas ou localizados nas pontas de rede podem levar mais tempo para voltar a receber água com regularidade.
Veja lista das cidades afetadas
- Salvador;
- Lauro de Freitas;
- Simões Filho;
- Candeias;
- São Francisco do Conde;
- Madre de Deus;
- Parte de São Sebastião do Passé (Maracangalha);
- Santo Amaro;
- Saubara;
- Terra Nova;
- Coração de Maria;
- Conceição do Jacuípe;
- Amélia Rodrigues