Saúde do servidor

Governador troca chefia do Planserv

Em carta aberta divulgada, a Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab) lamentou a exoneração de Maria do Socorro Brito

Luiz Perez, novo coordenador do Planserv. Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução
Luiz Perez, novo coordenador do Planserv. Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) decidiu trocar o comando da Assistência à Saúde do Servidor, órgão conhecido como Planserv. Maria do Socorro da Costa Brito deixou o posto de coordenadora após mais de seis anos na função.

Para o cargo, foi nomeado Luiz Eduardo Barreto Perez. O novo chefe do Planserv tem passagem por empresas do ramo de planos de saúde, como o Unimed do Brasil, Central Nacional Unimed e MedDent.

Conforme consta em nota divulgada pela Secretaria de Administração (Saeb), pasta responsável pela gestão do Planserv, Perez tem mais de 20 anos de experiência no mercado de saúde suplementar, atuando na gestão de operadoras de planos de saúde.

Formado em administração de empresas pela Universidade Fumec – Fundação Mineira de Educação e Cultura, Perez é especialista em comércio eletrônico pelo Instituto Metodista Izabela Hendrix e possui MBA em Gestão Empresarial pela Universidade de São Paulo (USP).

Além disso, o novo coordenador do serviço de assistência à saúde do servidor é especializado em gestão de crises.

Federação lamenta exoneração

Em carta aberta divulgada, a Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab) lamentou a exoneração de Maria do Socorro da Costa Brito. No documento, a entidade reconhece as contribuições da gestora, especialmente a criação de um grupo de trabalho para construção democrática de propostas de melhoria para o plano.

A entidade ainda relatou surpresa com a decisão do governo sem comunicação prévia ao Conselho de Assistência à Saúde.

“Recebemos com surpresa a notícia de sua exoneração, pois nem o Conselho de Assistência à Saúde do Servidor do Estado da Bahia, integrado por diretores da Fetrab, nem a própria federação ou os sindicatos que estavam em diálogo com a gestão foram previamente comunicados da decisão. Estávamos avançando de forma significativa em debates e propostas quando fomos surpreendidos por essa mudança inesperada”, diz um trecho da carta.

Apesar do tom crítico, a federação manifestou votos de sucesso ao novo coordenador do Planserv. “Desejamos sucesso ao novo coordenador Luiz Eduardo Barreto Perez e que sua gestão seja marcada pela mesma sensibilidade ao ouvir as sugestões, críticas construtivas e contribuições dos servidores públicos, condição indispensável para que a Assistência à Saúde alcance a qualidade desejada por todos os seus beneficiários”, relata a Fetrab, que é presidida por Kleber Rosa.