O governo do estado ampliou o investimento e prevê construção de mais de 4,7 mil novas casas para a população rural e povos tradicionais. A publicação do edital de chamamento público foi autorizada nesta segunda-feira (28) pelo governador Jerônimo Rodrigues. A publicação está prevista para sair na terça-feira (29), no Diário Oficial do Estado (DOE).
O governo destinará as novas unidades do Minha Casa Minha Vida (MCMV) a produtores rurais, quilombolas e indígenas. No total, construirá 4.708 novas casas em mais de 41 municípios da Bahia. Desse total, destinará 791 unidades habitacionais às comunidades quilombolas em 27 municípios do estado, 917 unidades no âmbito do MCMV Rural e 91 casas nos municípios de Utinga e Uauá para os povos originário.
O governador do estado ainda autorizou 3 mil unidades habitacionais rurais para povos e comunidades tradicionais. A superintendente de Políticas para os Povos Indígenas, Patrícia Pataxó, celebrou o lançamento do edital.
“Um momento de muita emoção. Nosso povo será contemplado em diversas regiões do estado, e estou muito feliz, sabendo que o nosso povo terá moradia digna. E o mais importante é este edital zerar o déficit habitacional desses povos. É extremamente emocionante ver a política pública, a retomada do Minha Casa, Minha Vida, para contemplar aqueles que mais precisam”.
O governo do estado lançará um edital de chamada pública para que entidades da sociedade civil manifestem interesse, apresentem projetos e indiquem as comunidades tradicionais a serem atendidas. Após a avaliação, serão assinados os termos de fomento.