O governo estadual, através da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), marcou uma nova data para a licitação que tem como objetivo comprar novos trens para o metrô de Salvador. O processo estava suspenso desde o último dia 28 de agosto. O comunicado da remarcação da licitação foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (1º).
De acordo com o edital, serão comprados 10 novos trens de passageiros. Os equipamentos vão atender as linhas 1 e 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL). Cada trem deverá ter capacidade para transportar ao menos 1.250 pessoas.
Agora, a nova data para abertura da sessão é 30 de setembro após a adequação do edital. O critério de julgamento no processo licitatório será o menor preço ofertado. A estimativa é que os 10 novos trens custem ao governo baiano R$ 636,9 milhões.
Justificativa
De acordo com o edital, a aquisição dos trens ocorre por causa da expansão do sistema metroviário. Assim, o reforço da frota visa ampliar a cobertura diante do aumento da demanda.
De acordo com o estudo de demanda apresentado pela CTB, ao qual o PS Notícias teve acesso, o contrato de concessão do sistema metroviário com a CCR Metrô Bahia prevê uma frota máxima de 40 trens. Nesse sentido, eventuais acréscimos seriam de responsabilidade da empresa concessionária que administra o sistema.
No entanto, como o governo decidiu implantar expansões na linha 1 com o trecho de Pirajá a Águas Claras e, futuramente, da Lapa até o Campo Grande, a aquisição dos trens não compete à CCR Metrô Bahia.
“Tais extensões não constavam como obrigação contratual da concessionária [CCR] e, consequentemente, os investimentos adicionais necessários para estas implantações devem ser suportados pelo concedente [governo estadual]”, diz um trecho do documento em que constam as justificativas da compra dos equipamentos adicionais.