Veja o resumo da noticia
- BYD Camaçari será unaugurada nesta quinta-feira
- Lula estará rpesente no evento
- Em entrevista exclusiva, o presidente comemorou o momento
A inauguração da fábrica da BYD na Bahia acontecerá nesta quinta-feira (9), em Camaçari, e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não esconde a felicidade com o momento. Em entrevista exclusiva ao programa PNotícias, da rádio Piatã FM, e também veiculada pela Salvador FM, ele projetou um futuro próspero para a empresa, com alto crescimento na geração de emprego aos baianos.
“Eu vou participar da inauguração hoje com muito carinho, na expectativa de que essa empresa possa chegar em 2029 com até 6 mil trabalhadores. É um investimento forte que ela está fazendo com R$ 5.600 bilhões. É uma coisa extremamente importante e eu espero que da Bahia a gente possa aprender parte do mercado da América Latina, porque a empresa também está se comprometendo a produzir outras coisas definitivamente na Bahia, produzir bateria na Bahia. Nós estamos tentando trazer fábrica de motocicleta para produzir aqui no Brasil também, então eu estou muito feliz. É um dia muito importante”, comemorou.
Na ocasião, o petista relembrou o fim das atividades da Ford na Bahia, em 2021. A situação gerou o desemprego à centenas de trabalhadores.
“Foi com muita tristeza que eu vi a Ford sair da Bahia. Eu vi a Ford entrar na Bahia em uma briga do Governo do Rio Grande do Sul. Eu fui junto com Jaques Wagner comunicar que a Ford ia para a Bahia e, quando a Ford saiu, foi uma tristeza, porque era uma empresa que tinha praticamente 3 mil engenheiros. Ou seja, era uma fábrica importante na Bahia e quando ela foi embora eu fiquei muito triste. Aí, quando os chineses se dispuseram, depois de um convite feito pelo Governo Rui Costa para vir para a Bahia e eles aceitaram vir para a Bahia, eu fiquei muito feliz, porque a Bahia é um Estado grande, é um Estado que precisa se desenvolver. E na indústria automobilística, a Bahia ainda é um setor industrial muito gerador de emprego, com uma um salário relativamente melhor do que outras categorias”, disse o presidente.