Balanço

Mais de 250 'gatos' de energia são removidos por dia na Bahia

No mês de agosto a Neoenergia Coelba flagrou 8 mil ligações cladesntinas

coelba
Foto: Divulgação / Neonergia Coelba

Em agosto, 254 “gatos” de energia foram removidos pela Neoenergia Coelba aqui na Bahia, totalizando em 8 mil. Em um ano, a distribuidora flagrou 81 mil ligações clandestinas em todas as regiões do estado.

De acordo com a Neoenergia, a distribuidora localiza “gatos” de energia em todas as classes de clientes, desde residências até estabelecimentos comerciais, industriais e rurais. A empresa descobre esses dados por meio de equipamentos com tecnologia avançada, como explica o gerente de Gestão da distribuidora, Madson Melo.

“Por mais que os fraudadores desenvolvam mecanismos para tentar esconder as irregularidades, nós iremos achar. Possuímos equipes preparadas, equipada com tecnologias avançadas que consegue identificar quando há uma incompatibilidade no consumo de energia e uma potencial ligação clandestina”.

Além de ser crime, as ligações clandestinas apresentam perigos tanto para quem realiza as instalações, quando para os demais estabelecimentos. Isso porque corre o risco de choques elétricos e ter interrupções de energia. Esses atos podem ser denunciados de forma anônima pelo número 116 ou por meio do site da Neoenergia Coelba.