No primeiro semestre de 2025, mais de 65 mil ligações clandestinas foram flagradas pela Neoenergia Coelba na Bahia. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (24) pela distribuidora de energia no estado.
Segundo a Neoenergia, equipes encontraram, por dia, 355 ligações clandestinas, também conhecidas como ‘gatos de energia’, em todo o estado. Além da prática ser ilegal, pode afetar o fornecimento de energia e também causar graves acidentes.
A empresa reforça que apenas os profissionais podem fazer intervenções na rede elétrica. Pessoas sem a devida capacitação fazem as ligações clandestinas, colocando em risco a vida de outras pessoas e também de animais.
Dentre os riscos relacionados com os ‘gatos de energia’ está o choque elétrico. Outro prejuízo é a sobrecarga no sistema de energia, o que pode resultar numa interrupção de energia afetando todos os consumidores.
A população pode colaborar fazendo denúncias, caso haja suspeita de furto de energia. Qualquer pessoa pode fazer denúncias de forma anônima aqui ou pelo número 116.