Quem olhou pro céu na noite desta terça-feira (14) se surpreendeu com as luzes que cruzaram o céu em linha reta, com pequenas bolas de fogo. Em vídeos feito por moradores de diversas regiões, é possível ver o momento exato em que o fenômeno ilumina o céu. Além das luzes, um forte estrondo também chamou a atenção de alguns moradores das regiões.
Os registros foram feitos em Porto Seguro, Itamaraju, Pedro Canário, Eunápolis, Trancoso, além de regiões do Distrito Federal e Minas Gerais. Alguns especialistas acreditam que as luzes são lixos espaciais. Já outros, afirmam que se trata de um comboio de satélites Starlink.
A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) identificou a bola de fogo como o corpo de um foguete Falcon 9 da SpaceX, lançado há 11 anos. Lançaram o foguete em 5 de agosto de 2014, e ele permaneceu em órbita como lixo espacial até decair e entrar na atmosfera ontem.
Mancha luminosa é lixo espacial
O lixo espacial engloba qualquer peça ou resto deixado pelo ser humano no espaço e cuja origem, portanto, está na Terra. Esses resíduos espaciais podem ser tão grandes quanto um satélite inativo, similar ao tamanho de um carro, ou tão pequeno quanto uma casca de pintura que se desfaz. Além disso, o verdadeiro perigo é a velocidade em que esses objetos se movem, mais de 28.000 quilômetros/hora, o que os converte em autênticos projéteis.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.