
O segundo Centro de Distribuição do Mercado Livre na Bahia foi inaugurado em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, na terça-feira (21). O empreendimento, localizado às margens da BA-093, ocupa uma área total de 171 mil metros quadrados.
O centro de distribuição é composto por dois galpões logísticos e a expectativa é que sejam gerados 6,5 mil novos empregos – mil diretos e 5,5 mil indiretos. A empresa de comércio eletrônico já contava com uma unidade de distribuição em Lauro de Freitas.
Segundo dados da Neotrust, a Bahia figurou entre os cinco estados com maior volume de pedidos online em 2024. Entre 2021 e 2023, o setor registrou um crescimento superior a 18% no estado, impulsionado pelo avanço da digitalização e pela ampliação das estruturas logísticas.
As cidades de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari e Itabuna lideram o volume de compras pela internet, refletindo a força do consumo e o potencial de expansão do e-commerce em território baiano.
Expansão do Mercado Livre na Bahia
A instalação foi celebrada pelo governador Jerônimo Rodrigues, que participou da cerimônia. “Eu vim aqui para agradecer ao grupo MELI por escolher a Bahia e Simões Filho para alimentar e animar a esperança do povo que vai trabalhar com vocês. É uma alegria ver impostos sendo pagos, empregos com carteira assinada sendo gerados e a Bahia crescendo com responsabilidade”, afirmou.
O diretor sênior de Operações Logísticas do Mercado Livre, Luiz Vergueiro, destacou que a escolha por Simões Filho foi estratégica, devido à localização privilegiada e à infraestrutura que facilita o acesso a outras regiões.
“A Bahia é um estado extremamente importante para a gente, para atender todo o país, mas principalmente o Nordeste. Essa operação daqui se soma à de Lauro de Freitas para poder atender e levar os produtos tanto dos vendedores da plataforma que estão aqui na Bahia, como também trazer os produtos que vêm de outros estados para distribuir para a população daqui”, pontuou Vergueiro.


