Veja o resumo da noticia
- O Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) Anagé, que atenderá cerca de 40 mil habitantes
- A obra contempla as cidades de Anagé, Caraíbas, Maetinga e Presidente Jânio Quadros
- Uma nova estação de tratamento com capacidade para tratar 130 litros de água por segundo foi construída

Com investimento de R$ 99,5 milhões, oriundos dos recursos próprios, a Embasa concluiu os testes operacionais do novo Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) Anagé, que atenderá cerca de 40 mil habitantes do território Sudoeste baiano, região historicamente afetada pela escassez hídrica.
Nesta primeira fase, a obra contempla as cidades de Anagé, Caraíbas, Maetinga e Presidente Jânio Quadros, além de localidades rurais na área de influência desses municípios.
O novo sistema percorre 75,8 quilômetros em rede adutora para levar água tratada de Anagé até Presidente Jânio Quadros, passando pelos municípios de Caraíbas e Maetinga.
Para isso, houve a construção de uma nova estação de tratamento com capacidade para tratar 130 litros de água por segundo. Além disso, há uma nova captação na Barragem de Anagé, com vazão de 126,5 litros por segundo.
A Embasa também instalou cinco estações elevatórias, bem como estação de tratamento de lodo e implantou reservatório com capacidade para armazenar um milhão de litros.
Para o diretor de Empreendimentos da Embasa, Christiano Bressy, a obra significa um marco importante para a qualidade de vida da população e desenvolvimento social. A região tem escassez hídrica, que assola os mananciais de abastecimento.
Uma 2ª etapa, cujo projeto está em andamento, interligará a captação na Barragem do Champrão. Assim, ela ampliará a oferta futura de água para os municípios de Condeúba, Cordeiros e Piripá.