A mobilidade urbana de Salvador ganhará um novo capítulo com a expansão do metrô até o Campo Grande, empreendimento que vai gerar cerca de mil empregos diretos ao longo da sua execução. O anúncio foi feito pelo secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), Augusto Vasconcelos, durante evento que marcou a publicação dos editais de licitação para a construção do Tramo 4 da Linha 1 e aquisição de novos trens do sistema metroviário da capital.
Nesta segunda-feira (9), o governador Jerônimo Rodrigues (PT), assim como o ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciaram a publicação dos editais de licitação para a construção do Tramo 4 da Linha 1 e a aquisição de 10 novos trens.
Com investimento estimado em R$ 1,518 bilhão, via recursos do Novo PAC, a nova etapa ligará a Estação da Lapa à futura Estação Campo Grande, considerada estratégica por sua localização próxima ao Teatro Castro Alves, museus, bem como hospital, universidade e ao circuito oficial do Carnaval. A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) executará a obra que contará com 1,1 km de extensão subterrânea, beneficiando 11,5 mil passageiros diariamente.
Para o secretário Augusto Vasconcelos, a obra impulsiona a geração de empregos na capital, como também reforça o dinamismo econômico do Centro da cidade.
“Estamos falando de uma intervenção que vai gerar cerca de mil postos de trabalho diretos e ainda mais empregos indiretos, a partir do aquecimento de setores como comércio, serviços e infraestrutura urbana. É um investimento que soma desenvolvimento com inclusão, com impacto positivo na vida da população”, destacou.
Além da geração de empregos
Além da expansão até o Campo Grande, a secretaria também lançou edital para aquisição de 10 novos trens com capacidade para 1.250 passageiros cada. O valor total desse contrato é de R$ 648,4 milhões, sendo a maior parte (R$ 616 milhões) oriunda do governo federal.
Com isso, os projetos somam R$ 2,166 bilhões em investimentos, reafirmando o compromisso do governo estadual, bem como federal com a modernização da infraestrutura baiana.
Segundo Vasconcelos, o conjunto de obras estruturantes, que inclui a construção do VLT, projeta Salvador como uma das cidades com maior extensão ferroviária do país. Assim, a caital atinge aproximadamente 80 quilômetros de trilhos ao fim das intervenções.
“Desde o ano passado, a Bahia lidera a geração de empregos no Nordeste. E esse resultado é fruto de uma política pública que aposta na infraestrutura como vetor de desenvolvimento. Seguimos trabalhando para atrair novos investimentos, fortalecer nossa indústria e garantir oportunidades reais para quem mais precisa”, concluiu o secretário.
A expansão do metrô até o Campo Grande acontece por meio de Parceria Público-Privada com o Grupo CCR. Portanto, ela se integra ao sistema já existente, com 42 km de extensão, 22 estações, nove terminais de ônibus e transporta 400 mil pessoas diariamente.
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