Parte do muro da Escola Municipal Casa da Amizade, no Jardim Apipema, em Salvador, desmoronou em cima de um carro, nesta quarta-feira (17). A estrutura cedeu durante chuva forte que atingiu a capital baiana nesta manhã. Não houve feridos. O veículo estava estacionado na área de um prédio residencial do bairro e ficou coberto pelo entulho. O carro estava vazio. Uma parte da cerca elétrica também foi parar no chão. Por conta da queda do muro, as aulas na escola municipal foram suspensas nesta quarta-feira.
A Secretaria Municipal da Educação informou que uma equipe de engenharia e manutenção foi enviada ao local onde o muro da escola caiu. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) também vai fazer uma vistoria na estrutura. Na manhã desta quarta-feira, a chuva forte deixou vários pontos alagados, árvores caíram e até um muro foi levado pela enxurrada na Federação. No bairro, segundo a Codesal, no período de uma hora, o índice pluviométrico alcançou 63,1mm. Em nenhum dos casos houve registro de feridos.
Conforme a Codesal, a chuva se concentrou nas grandes vias, provocando alagamentos temporários. O órgão aponta que a concentração de chuva aconteceu principalmente nas Avenidas Mário Leal Ferreira (Bonocô), General Graça Lessa (Ogunjá), Anita Garibaldi, Vasco da Gama, ACM e Centenário. Os bairros de Ondina e Caminho das Árvores também tiveram áreas alagadas. O órgão informou ainda que desde o dia 1° de maio até a manhã desta quarta-feira, a área que mais choveu foi o Centro, com 280,3mm, e a área com menor índice foi a Baixa de Santa Rita, com 102,8mm. A média climatológica para este mês é de 359,9mm. A chuva já era prevista e deve permanecer até esta quinta-feira (18).
A chuva intensa ocorre na capital baiana sob influência de uma frente fria, que abrange também a região metropolitana e o Recôncavo Baiano.
Reprodução: G1 – Bahia