

"Desde o início do ano, as equipes do CCZ intensificaram as ações de contingência contra o Aedes nos circuitos da folia com a eliminação dos focos com a aplicação de larvicidas nas visitas casa a casa, além do tratamento nos logradouros públicos como praças e ponto de ônibus. A partir de hoje (09), passaremos para fase da borrifação de inseticida com o uso da UBV costal para que até a folia possamos atingir um índice de infestação próximo de zero, sobretudo nos locais onde teremos grande circulação de pessoas", explicou Isabel Guimarães, coordenadora de Vigilância à Saúde de Salvador.
As ações pré-carnaval seguirão até dia 21 de fevereiro nas localidades dos circuitos tradicionais (Barra/Ondina, Centro e Pelourinho) e nas comunidades que receberão a folia nos bairros. Entre os dias 2 e 9 de março, os agentes de endemias retornarão aos locais para finalização do ciclo pós-folia.
Mutirões – Aliada a mobilização nos locais da folia momesca, a Secretaria Municipal da Saúde continua a ação de varredura simultaneamente nos 79 bairros prioritários da capital que apresentaram índice de infestação acima de 1,5% no último estudo publicado no início de janeiro.
"As varreduras nos bairros vão permanecer simultaneamente à estratégia nos circuitos do Carnaval. Para esta grande ação, estamos articulando também a participação das Forças Armadas para auxiliar nas visitas casa a casa, entrada em imóveis fechados e a limpeza de terrenos baldios para eliminação de possíveis focos. Iremos realizar uma grande varredura em toda cidade para diminuir significativamente o índice de infestação", anunciou Isabel.
Reprodução: Agecom Salvador


