O governador Jerônimo Rodrigues (PT) lançou, nesta sexta-feira (5), o projeto de Controle Populacional de Cães no Semiárido Baiano. O evento aconteceu na cidade de Gavião. A iniciativa vai abarcar municípios dos territórios de identidade da Bacia do Jacuípe e do Sisal.
O objetivo do governo é reduzir ataques a rebanhos, minimizar impactos à saúde pública e ao meio ambiente e promover o bem-estar animal. O projeto prevê ações como esterilização cirúrgica, vacinação preventiva, identificação por microchip e campanhas de conscientização sobre guarda responsável, envolvendo mutirões e parcerias com clínicas veterinárias.
A previsão é que o projeto tenha início em outubro deste ano e vá até março do ano que vem. A meta, conforme divulgou o governo baiano, é atender cerca de 10 mil cães. Para isso, serão disponibilizados dois castramóveis para suporte às atividades itinerantes e o investimento total será de R$ 5 milhões.
Convivência
O governador disse que o projeto vai dar segurança à atividade agropecuária e melhorar a convivência entre comunidades e animais.
“Esse projeto é uma resposta a um problema que interfere na vida de agricultores e na economia local. Estamos garantindo cuidado com os rebanhos, saúde para as pessoas e respeito aos animais”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
A iniciativa atenderá 36 cidades, incluindo Araci, Barrocas, Biritinga, Candeal, Cansanção, Conceição do Coité, Ichu, Itiúba, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia, Tucano, Valente, Baixa Grande, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Gavião, Ipirá, Mairi, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, São José do Jacuípe, Serra Preta, Serrolândia, Várzea da Roça e Várzea do Poço.