Rota marítima

Salvador-Morro de SP: Travessia já registrou outros acidentes com catamarãs; relembre

Na terça (22), um catamarã colidiu com um barco de pesca

Foto: Biotur
Foto: Biotur

Um acidente envolvendo um catamarã e um barco de pesca deixou mais de 100 pessoas em completo desespero na tarde desta terça-feira (22), nas imediações de Cacha Pregos, Ilha de Itaparica, na Baía de Todos-os-Santos.

O catamarã saía de Morro de São Paulo e tinha como destino Salvador. Haviam 96 passageiros e quatro tripulantes no catamarã, além de duas pessoas no barco de pesca. As vítimas precisaram ser resgatadas por botes e um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer) foi utilizado.

Essa não é a primeira vez que um acidente acontece nesse mesmo trecho. Pelo contrário, pelo menos cinco catamarãs sofreram ocorrências entre Morro de São Paulo e Salvador. Por sorte, boa parte dos casos não foram graves.

Relembre os casos:

Dezembro de 2006 – Catamarã à deriva com morte durante travessia

Em dezembro de 2006, um catamarã com 128 passageiros e quatro tripulantes, partindo de Morro de São Paulo com destino a Salvador, enfrentou mau tempo próximo a Cacha Pregos. A embarcação ficou à deriva e alagada.

Na época, um passageiro chamado Ananias Bernardino da Silva, de 61 anos, desapareceu e foi dado como morto, mesmo a esposa tendo afirmado que ele estava com colete salva-vidas e que sabia nadar. Os demais passageiros foram resgatados e transportados até Salvador.

Um pescador foi o responsável por encontrar o corpo de Ananias boiando, cinco dias após seu desaparecimento. Ele foi achado nas proximidades da localidade de Aratuba, na Ilha de Itaparica.

Outubro de 2015 – Catamarã ficou à deriva

Em 16 de outubro de 2015, um catamarã com 74 passageiros deixou Salvador às 11h rumo a Morro de São Paulo. Nas proximidades de Cacha Pregos – Ilha de Itaparica, um dos motores travou após sugarem um saco plástico.

A travessia prevista para cerca de 2 horas levou cerca de 5 horas de duração. A embarcação seguiu com apenas um motor acompanhada por outro da mesma empresa e apoio da Marinha. Apesar do susto, não houve feridos.

Setembro de 2017 – Colisão com baleia

A data 11 de setembro marcou a vida de 25 passageiros e três tripulantes de uma forma diferente. Em 2017, um catamarã colidiu com uma baleia por volta das 9h20, na altura da praia de Cacha Pregos. O impacto quebrou o leme e um dos motores parou de funcionar. Após a colisão, muita água entrou na embarcação e a tripulação usou baldes para retirar o excesso.

A chegada a Salvador atrasou cerca de duas horas. Não houve feridos graves, mas um passageiro ficou com leves escoriações.

Novembro de 2017 – Falha mecânica

Em 29 de novembro de 2017, um catamarã com 40 passageiros e quatro tripulantes saiu de Morro de São Paulo às 15h. A viagem que deveria durar até 17h30 só terminou por volta das 20h, totalizando cerca de cinco horas de viagem, por causa de entrada de ar nos motores. Os passageiros permaneceram a bordo, sem necessidade de transferência.