A Defesa Civil de Salvador (Codesal) mudou para “Máximo” o nível de alerta na capital baiana devido aos acumulados de chuvas acima dos 150 mm, nas últimas 72 horas, e previsão de precipitações fortes a muito fortes na cidade neste sábado (3).
Segundo o órgão, a região da cidade com a maior quantidade de chuvas, até agora, é no Barro Duro, no bairro de Nova Esperança. Por lá, a quantidade registrada, nesses três primeiros dias do mês, é de 197,4 mm – historicamente, a média do mês de maio é de 302,2 mm.
Ainda segundo Defesa Civil, da 0h até às 8h15 de hoje, foram registradas 10 solicitações relacionadas a chuva em Salvador. A maior parte delas, com três, é de árvores caídas, seguida de duas ameaças de deslizamento.
Para hoje, de acordo com o Climatempo, o acumulado de chuvas esperado para este sábado é de quase 70 mm. Pela manhã, o tempo será mais chuvoso. Mas, na parte da tarde, deve ocorrer algumas aberturas de sol que virão acompanhadas de pancadas de chuva. As temperaturas variam entre 23ºC e 27ºC.
Tromba d’água se formou em região da orla de Salvador
Além dos transtornos causados pela chuva, na sexta-feira (2), um fenômeno chamou a atenção de quem estava na região da Barra. Uma tromba d’água — fenômeno que se forma sobre o mar, como um vórtice de ar que, girando, suga a água — chegou a se formar na parte da manhã de ontem.
Ademais, as chuvas também impactaram no tráfego marítimo. A Capitania dos Portos emitiu um alerta vermelho por conta das condições adversas no mar. A travessia Salvador – Mar Grande, operada por lanchas, foi suspensa temporariamente como medida de segurança.
No sistema ferry-boat, o embarque de veículos pesados e utilitários foi suspenso. No caso das motocicletas, a travessia está permitida, mas só com o acompanhamento integral do condutor durante a viagem. A concessionária responsável pelo serviço informou que as determinações serão suspensas quando as condições do clima melhorarem.