Positivar Masculinidade

Salvador recebe jornada com rodas de conversa e imersão sobre autocuidado de homens negros

Iniciativa propõe escuta, cuidado e reconstrução de vínculos

Salvador recebe jornada com rodas de conversa e imersão sobre autocuidado de homens negros

O diálogo entre homens negros em Salvador segue se fortalecendo. Em 2025, o projeto Positivar Masculinidades, idealizado e liderado por Tiago Azeviche, retorna com novo fôlego e formato: nasce a Jornada Positivar Masculinidades, uma série de cinco encontros voltados para a escuta, o debate e a troca de saberes entre homens negros da cidade, reunindo diferentes identidades, gerações e trajetórias profissionais.

Com atividades iniciadas no dia 9 de abril, a jornada segue com encontros programados para os dias 23 de abril, 14, 21 e 31 de maio, sempre às 18h30 (exceto o último dia), no Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia (CEAO/UFBA) – localizado na Praça Gen. Inocêncio Galvão, 42, bairro Dois de Julho. O evento é gratuito, aberto ao público e conta com inscrições via Sympla.

Sobre o Positivar Masculinidades

A proposta é abordar, ao longo dos encontros, temas como identidade, saúde emocional, relações sociais, afetividade e autocuidado, reunindo convidados especiais, palestras, rodas de conversa e práticas integradas de cuidado.

A abertura da jornada, realizada no dia 9 de abril, trouxe reflexões profundas com a palestra “Inspirando-nos na ancestralidade para construir um legado próspero”, conduzida pelo capoeirista Mestre Roxinho (Instituto Cultural Bantu) e pelo professor, advogado e filósofo Sérgio São Bernardo. O momento marcou o tom da jornada: afetividade, escuta ativa e fortalecimento de vínculos.

O próximo encontro, no dia 23 de abril, aprofunda o tema do autocuidado e da saúde masculina. Nesta etapa da jornada, o foco será a Saúde Integral do Homem, reconhecendo a importância desse campo que, embora amplo, influencia diretamente em todas as dimensões da vida.

O diálogo será conduzido por dois convidados que abordam a saúde sob diferentes perspectivas: o médico urologista Dr. Osei Akuamoa, vindo diretamente de Brasília para o encontro, e o psicólogo clínico e social George Barbosa, criador do projeto Terapia no Bairro. Juntos, eles discutirão os cuidados físicos e mentais que atravessam as experiências dos homens negros.

“A ideia é seguir construindo espaços seguros onde homens negros possam refletir sobre si, repensar suas trajetórias e fortalecer vínculos. Temos muitas questões na agenda externa e coletiva, e essa jornada é um chamado para que possamos escutá-las e enfrentá-las juntos”, afirma Tiago Azeviche.

Ativista das causas das masculinidades negras, empreendedor e estudante de Administração, Azeviche dá continuidade a um trabalho iniciado em 2019. Após uma experiência imersiva em Gana, no continente africano, o projeto ganha agora uma nova roupagem, inspirada na ancestralidade e em práticas coletivas e afetivas.

O encerramento da jornada será marcado por “O Chamado do Alacorô”, um dia inteiro de atividades vivenciais e oficinas que integram mente, corpo e espírito. Assim, este promete ser um momento de reconexão com o cotidiano e com a ancestralidade.

Confira a programação completa:

Local: CEAO – UFBA | Praça Gen. Inocêncio Galvão, 42 – Dois de Julho, Salvador
Horário: Sempre às 18h30 (exceto a imersão final)

23/04/2025
Palestra: Cuidando da saúde integral – corpo e mente.
George Barbosa – Psicólogo clínico e social, escritor e criador do projeto Terapia no Bairro
Dr. Osei Akuamoa – Urologista (Brasília)

14/05/2025
Palestra: Corpo negro, o Judiciário e a política de segurança pública
Fernando Santos – Advogado

21/05/2025
Palestra: Nós, homens negros, a sociedade e a mídia
Professor Richard Santos

31/05/2025
Imersão prática: O Chamado do Alacorô
Diálogo com Tiago Azeviche
Yoga kemética com Jorge Bispo

*Demais atividades do dia serão divulgada em breve

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.