Em um dia marcado pela celebração do Dia Internacional da Mulher, o Hospital de Serrinha, localizado na Rodovia 409, Km 01, recebeu a inauguração de um novo e moderno Centro de Parto Normal (CPN). A entrega da estrutura, ocorrida no sábado (8), foi um momento de emoção para diversas mulheres da cidade. Isso inclui a enfermeira Williane Oliveira, moradora de Serrinha, que expressou sua alegria tanto como profissional de saúde quanto como gestante.
“Eu me sinto muito emocionada e feliz, em dose dupla, por já ser mãe e agora gestante. Saber que as mulheres da nossa cidade terão um acolhimento digno e respeitoso é um presente não só para elas, mas para mim também”, disse Williane, destacando a importância do novo centro.
O CPN, que faz parte do Programa Mãe Bahia, é uma iniciativa do Governo do Estado voltada para o fortalecimento da assistência materno-infantil. Nesse sentido, especial atenção será dada ao cuidado das mulheres na região do Sisal. Além disso, a inauguração contou com a presença de autoridades, como o governador Jerônimo Rodrigues e a secretária de Saúde, Roberta Santana, que parabenizaram o município pela conquista.
Estrutura do novo Centro de Parto Normal (CPN)
O novo centro dispõe de sete leitos, distribuídos entre as salas de parto, acolhimento do bebê e acolhimento conjunto. A unidade será responsável pela realização de partos normais. Oferecerá atendimento integral que abrange o pré-parto, o parto e o pós-parto, sempre com a supervisão de profissionais.
O governador Jerônimo Rodrigues enfatizou a parceria entre o estado e o município para viabilizar a obra.
“Há 15 dias, nos comprometemos com o prefeito em colocar parte dos recursos, enquanto o município ficaria com a outra parte. A reforma e a mão de obra ficaram por conta do município, enquanto o Estado entrou com os equipamentos. Estamos celebrando o Dia Internacional da Mulher com a entrega de um Centro de Parto Normal que acolherá as mulheres de Serrinha e da região do Sisal, que optarem por um parto normal. Isso é um reflexo da parceria entre o município e o estado, dentro do hospital municipal”, afirmou o governador.
A nova estrutura visa proporcionar um ambiente mais acolhedor e humanizado para as gestantes, garantindo, assim, atendimento de qualidade durante o parto. Além disso, a secretária de Saúde, Roberta Santana, destacou o impacto positivo da nova unidade para as mulheres de Serrinha.
“O Programa Mãe Bahia já está colhendo frutos, e um exemplo disso é a criação deste Centro de Parto Normal”, destacou a secretária. Ela também mencionou que o centro garante à mulher a dignidade e a segurança de ter seu parto no próprio município. Isso evita a necessidade de deslocamento para outras cidades.
O CPN recebeu R$ 880 mil em equipamentos, garantindo uma estrutura adequada para o atendimento humanizado das gestantes. Além disso, o município passará a contar com o cofinanciamento estadual do Programa Mãe Bahia. Este programa destinará R$ 900 mil anuais para incentivar o parto na região. A nova unidade também faz uma homenagem à parteira Idália Teixeira Camilo de Cerqueira, que ajudou no parto de mais de seis mil vidas. Isso reforça o compromisso do governo com a saúde da mulher.
A secretária de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore, também esteve presente na cerimônia e ressaltou a importância da entrega.
“É muito significativo entregar uma maternidade. Esse gesto do governador demonstra o quanto o governo está presente na agenda das mulheres e na vida de cada pessoa, com políticas públicas que reconhecem e facilitam a nossa vida”, afirmou Neusa.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.