Veja o resumo da noticia
- Demanda por ensino superior aumenta
- Um dos responsáveis é o EAD
- Modalidade contempla 4,3 milhões de estudantes brasileiros
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram um crescimento da parcela da população de 25 anos ou mais com ensino superior completo no país, passando de 19,7%, em 2023, para 20,5%, em 2024. Um dos responsáveis por este aumento é o ensino a distância (EaD), que com mais de 30 anos de história, teve seu auge em 2021 com maior oferta de vagas do que no ensino presencial, atingindo um número superior de ingressantes em 2023.
Atualmente o EaD abriga 4,3 milhões dos cerca de 9,5 milhões de universitários brasileiros, evidenciando seu papel estratégico na ampliação das oportunidades educacionais. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística tem sido um caminho para a educação, e também impulsionador da mobilidade social e da formação de profissionais qualificados.
Além do impulsionamento pelo Ead, o crescimento do ensino superior também se intensificou a partir de políticas públicas como Fies, Sisu, Enem, Prouni e cotas. A procura poderá contar ainda com um novo aliado: a ampliação dos formatos de oferta de cursos de graduação a partir da regulamentação do ensino semipresencial, realizada pelo Ministério da Educação (MEC), – conforme a nova política de educação a distância, que terá um prazo de até dois anos para sua implementação completa – também tende a favorecer a expansão do ensino superior no país.
“A partir de agora, o MEC reconhece três formatos de oferta de cursos: presencial, semipresencial e a distância. Cada um possui parâmetros obrigatórios de composição da carga horária, com percentuais mínimos para atividades presenciais, síncronas mediadas e assíncronas. Isso reduz dúvidas e melhora a fiscalização do órgão regulador”, comenta Ivana Rodrigues, especialista em regulação do ensino superior e diretora de regulação da Yduqs.
As mudanças não impactam os cursos de Medicina, Direito, Odontologia e Psicologia. Eles nunca foram ofertados na modalidade EaD, e continuam sendo oferecidos apenas no formato presencial. Além disso, agora o curso de Enfermagem se junta a esse grupo.
Os cursos da área de Saúde, e das áreas de Educação (Licenciaturas), Engenharias e Ciências Naturais, entre outros, somente acontecem nos formatos presencial e semipresencial.
Novas opções de graduação visam mais oportunidades no mercado de trabalho
Em Salvador, é possível encontrar novas opções de graduação para quem deseja iniciar os estudos em breve. Além do novo curso de Medicina Veterinária da Estácio, os candidatos encontram outras opções com grande procura na região como Direito, Enfermagem, Psicologia e Odontologia.
Assim, quem quiser ingressar no ensino superior no segundo semestre, um fator característico dos vestibulares de meio de ano são os descontos. Diversas instituições de ensino possuem condições diferenciadas ou parcelas grátis, durante o período.