Você toparia?

Com direito a campanha, santinhos e urna, cidade elege quem passará um biênio sem beber

A votação ocorre a cada dois anos e contou com santinhos, adesivos, campanhas nas ruas e até espaço em rádio comunitária

Foto: Redes Sociais
Foto: Redes Sociais

A cidade de Angical do Piauí realizou, no domingo (13), mais uma edição da inusitada “Eleição Roda de Fogo”, que escolhe o presidente da roda de cachaça de um bar local. A votação ocorre a cada dois anos e contou com santinhos, adesivos, campanhas nas ruas e até espaço em rádio comunitária.

Em 2025, a eleição bateu recorde de participação: 501 votos no total. O vencedor, Diego Gika, recebeu 300 votos e foi eleito para o biênio 2025-2026. Com o cargo, ele não pode consumir bebida alcoólica durante dois anos.

A disputa, criada em 2021, começou de forma modesta, com 49 votos. Em 2023, após viralizar nas redes sociais, o pleito atraiu 182 eleitores e reelegeu o candidato “Cachorrão”.

Este ano, os três concorrentes intensificaram a campanha. Pediram votos pessoalmente, distribuiram santinhos e participaram de entrevistas na rádio local. Até o padre da cidade participou da votação.