

" Mec já se passaram mais de 24hs que o sisu foi aberto para se fazer as inscrições e nós que fizemos a segunda aplicação estamos sendo impedidos pelo seu sistema de nos inscrevermos, por favor resolvam isso logo, apenas queremos ter a mesma chance que os que fizeram a primeira aplicação", escreveu uma candidata na página do Ministério.
Outra estudante pediu ao órgão que resolva as falhas o mais rápido possível e destacou que se sente prejudicada desde o início:
"Queremos fazer as nossas inscrições, porque estamos sofrendo com essa diferença desde o início das aplicações da prova. Por quê?"
Na última edição, o Enem teve de ser adiado para parte dos estudantes, devido à ocupação de escolas que sediariam o exame. O movimento protestava contra a PEC 55, que estabeleceu teto para os gastos públicos, e a MP do ensino médio, que pretendia reformar a etapa. Uma das aplicações ocorreu nos dias 5 e 6 de novembro, e outra nos dias 3 e 4 de dezembro.
Embora os candidatos que fizeram a prova em dezembro se sintam prejudicados com as falhas no Sisu, relatos nas redes sociais indicam que o problemanão é restrito aos estudantes da segunda aplicação.
"Eu sou da primeira (aplicação) e também não consegui", afirmou uma estudante.
Candidatos postam comentários na página do MEC – Reprodução Facebook
Em nota, o MEC disse que identificou os problemas no sistema e que as falhas estão sendo corrigidas. A previsão do Ministério é que até o fim desta quarta-feira o sistema esteja normalizado.
Até as 13h de hoje, cerca de 1,6 milhão de estudantes fizeram a inscrição no Sisu. Segundo o MEC, o número é semelhante ao que foi registrado no primeiro dia de abertura do sistema no ano passado. De acordo com a pasta, cerca de 700 candidatos tinham registro de participação na primeira e na segunda aplicação do Enem, mas o erro já foi corrigido.
Reprodução: O Globo


