A morte do médium, líder espírita e escritor baiano Divaldo Franco, nesta terça-feira (13), gerou comoção aos fãs, políticos e personalidades de todo o Brasil, sobretudo na Bahia, Estado onde nasceu e atuou ao longo dos 98 anos.
Fundador da Mansão do Caminho, Divaldo morreu por falência múltipla de órgãos, e enfrentava problemas de saúde desde 2023. O velório acontecerá Ginásio da Mansão do Caminho, das 9h as 20h, desta quarta-feira (14) e o sepultamento na quinta-feira (15), às 10h, no Cemitério Bosque da Paz.
Confira as homenagens a Divaldo Franco:
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, lamentou o ocorrido e destacou o legado de caridade e fraternidade de Divaldo.
“Recebo com profundo pesar a notícia do falecimento de Divaldo Franco, um dos maiores líderes espirituais do Brasil e um exemplo de dedicação à caridade, à paz e à promoção da dignidade humana. Sua partida deixa uma lacuna irreparável, mas seu legado de amor e serviço ao próximo permanecerá vivo por gerações”, declarou Bruno Reis.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, também prestou solidariedade aos familiares pelo momento e exaltou o legado do religioso.
“Filho de Feira de Santana, Divaldo Franco levou a luz da nossa Bahia ao mundo e deixou um legado único no espiritismo. Sua partida se soma à recente despedida do Papa Francisco e de Pepe Mujica – líderes com trajetórias marcadas pelo amor, respeito e cuidado ao próximo”.
O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, também lamentou a perda e exaltou o espírita como defensor da paz.
“Lamento muito a morte de Divaldo Franco, um dos maiores líderes religiosos do Brasil. Carismático e atencioso com todos, Divaldo Franco sempre foi um defensor intransigente da paz, do respeito, da tolerância e da convivência harmoniosa entre todos os seres humanos. Para quem não conheceu, vale a pena visitar a Mansão do Caminho, em Salvador, obra grandiosa que ele ajudou a construir, onde acolheu milhares de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, oferecendo dignidade, educação e esperança. Seu legado vai muito além da religião, é um exemplo de solidariedade, compaixão e serviço à humanidade. Que Deus conforte o coração de familiares e amigos de Divaldo Franco, neste momento de profunda tristeza”.
O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, manifestou profundo pesar pela morte do líder religioso e humanitário.
“Feira de Santana perde um dos seus filhos mais ilustres, um homem cuja vida foi inteiramente dedicada ao amor ao próximo, à educação, à paz e à solidariedade. Divaldo deixa um legado que transcende religiões e fronteiras. É uma perda irreparável para o Brasil e para o mundo”, declarou o prefeito José Ronaldo.
Já a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Ivana Bastos (PSD), destacou o trabalho do líder com crianças de jovens.
“Sua vida foi marcada por um compromisso profundo com a caridade, a educação e a espiritualidade. Fundador da Mansão do Caminho, Divaldo acolheu milhares de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, transformando realidades com afeto, disciplina e oportunidade”, frisou.
O senador Ângelo Coronel (PSD) também lamentou a perda e destacou o legado de Divaldo como defensor da paz e solidariedade.
“É com profundo pesar que lamentamos a notícia da morte de Divaldo Franco. Mais que um grande líder religioso e o maior divulgador da doutrina espírita pelo mundo, um ser humano especial, defensor da paz e da solidariedade. Divaldo deixa um grande legado, pois dedicou sua vida à caridade e o amor ao próximo, um exemplo que merece nosso respeito e admiração. Vida longa à Mansão do Caminho, uma obra grandiosa que acolhe e oferece dignidade e educação a milhares de crianças e jovens”.
O deputado federal Léo Prates (PDT) afirmou que o médium mudou a vida de milhares de pessoas.
“Divaldo Franco foi um farol de luz para muitas gerações. Seu trabalho incansável, através da Mansão do Caminho, salvou e transformou a vida de milhares de pessoas, oferecendo educação, saúde e um futuro de esperança para os mais necessitados”, pontuou.
As páginas on-line do Esporte Clube Bahia e do Esporte Clube Vitória também o homenagearam e destacaram a atuação na Mansão do Caminho.
“O Esquadrão lamenta o falecimento do médium e líder espírita Divaldo Franco, nesta noite, aos 98 anos. Nascido em Feira de Santana, ele se tornou um dos principais religiosos do Brasil e ainda mantinha a Mansão do Caminho, projeto que acolhe e educa milhares de crianças em vulnerabilidade social. Nossa solidariedade a familiares e amigos.”
“O Esporte Clube Vitória lamenta profundamente o falecimento do médium, professor e escritor Divaldo Franco. A sua influência global e o seu legado permanecerão para sempre.”
Entre os famosos, Ivete Sangalo foi uma das primeiras a se manifestar e agradeceu por existir no mesmo tempo em que ele.
“Divaldo querido, nesse momento onde silenciosamente oro pela sua passagem com a paz infinita. Sua vida dedicada a abrigar, acolher e transformar tantos sem medir quaisquer esforços, sempre com doçura, sabedoria, resiliência e propósito, servirá de exemplo aqueles que assim como você entendem a mensagem da caridade. Que honra estar nessa existência gozando da sua luz e sabedoria. Obrigada por sua linda caminhada, por todas as palavras de afeto e força. Vc descansa agora em paz merecida. Sentiremos sua falta meu querido. Vá em paz”.
A atriz Regiane Alves, que atuou no filme “Divaldo: O Mensageiro da Paz”, que conta a história do espírita, também homenageou o mestre.
“Descanse em paz, Divaldo! Vá em paz ao encontro de Joanna. Obrigada por todo o aprendizado na sua passagem por aqui”.
Além disso, o cantor Netinho desejou uma boa passagem.
“Quase dormindo, acabei de saber: meu queridíssimo Divaldo Franco desencarnou. Siga na Luz, Divaldo, mas sempre aqui com sua gente de todo o mundo”.
Na publicação que comunicou a partida, a atriz Beth Goulart não perdeu a oportunidade de também homenageá-lo.
“A humanidade perde hoje um grande mestre espiritual”.
Por fim, Carlinhos Brown publicou uma foto com o médium no perfil e reforçou que a atuação do criador da Mansão do Caminho comtinua.
“Para sempre, Divaldo. Ele, que já escutava entre os céus e a terra aqueles que buscavam se comunicar, para ditar em nós melhoramentos e correções precisas, para nos aproximar de Deus, da paz — agora mais do que nunca. Podemos recorrê-lo, chamar por ele. Ele nos escuta, em todo o afeto na sua volta para o feto”.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.