Veja o resumo da noticia

  • SUS inicia vacinação contra VSR em fevereiro para bebês recém-nascidos e crianças de alto risco, utilizando o nirsevimabe em dose única.
  • A vacinação visa prevenir casos graves de infecção por VSR, impactando diretamente na redução do número de hospitalizações.
  • Estratégia combinada inclui a vacinação de gestantes com Abrysvo, transferindo anticorpos para o bebê através da placenta.
  • Crianças prematuras devem ser imunizadas ao nascer, garantindo proteção caso não haja tempo de transferência de anticorpos.
  • O VSR infecta quase todas as crianças até 2 anos, sendo responsável pela maioria dos casos de bronquiolite e pneumonias.
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai iniciar a aplicação de vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR) em fevereiro para recém-nascidos e crianças de alto risco. Assim, a nirsevimabe será ministrada em dose única, com proteção por até seis meses.

A vacinação previne casos graves, bem como reduz o número de hospitalizações provocadas pelo vírus.

Vacina Abrysvo

A disponibilização do medicamento integra uma estratégia combinada. É importante que gestantes tome a vacina Abrysvo, também disponível pelo SUS.

Portanto, o objetivo é transferir os anticorpos contra o VSR para o bebê através da placenta. No entanto, se a criança nascer prematura, sem tempo para a transferência, ela deve receber o imunizante assim que nascer.