A Prefeitura de Salvador apresentou, na manhã desta quinta-feira (16), o Plano Estratégico 2025/2028, “Salvador avançando cada vez mais”, que irá orientar as ações e investimentos do município nos próximos quatro anos. O investimento total previsto é de R$ 4,8 bilhões.
Durante o evento, em coletiva à imprensa, o prefeito Bruno Reis ressaltou que o plano é um instrumento essencial para garantir a continuidade dos avanços de Salvador.
“Constam aqui as principais metas do nosso governo, nossas marcas e entregas. É por meio desse planejamento que avaliamos e monitoramos as ações da gestão. Quem não planeja, não sabe onde quer chegar. Com esse plano, vamos garantir que os sonhos da cidade saiam do papel e se tornem realidade”, afirmou o gestor.
Elaborado de forma coletiva e alinhado ao Plano Plurianual (PPA), o documento foi construído com a participação de secretários, dirigentes e cerca de mil servidores, além de incorporar as demandas da população colhidas em consultas e escutas públicas.
Objetivos
O plano tem como objetivo aprimorar a qualidade de vida dos soteropolitanos, reduzir desigualdades e impulsionar o desenvolvimento da cidade em áreas como inclusão social, mobilidade, infraestrutura, cultura, turismo, geração de empregos e economia.
Entre as principais metas e ações destacadas estão a criação da 1ª Ótica Popular, a entrega de cinco novos Restaurantes Populares Vida Nova, e a ampliação da rede municipal de ensino, com a meta de 77% dos alunos alfabetizados até o 2º ano do Ensino Fundamental, 4 mil professores formados em Transtorno do Espectro Autista (TEA) e 100% das escolas climatizadas e conectadas.
O evento de apresentação do Plano ocorreu no Palacete Tira Chapéu, no Centro Histórico, e também contou com a presença da vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos.