
O Carnaval de Salvador 2026 terá, pela primeira vez, um sistema de videomonitoramento em tempo real para evitar apagões de energia durante a folia. Ao todo, serão instaladas 30 controladoras equipadas com tecnologia NB-IoT nos principais circuitos e vias de acesso.
Com a novidade, será possível identificar de forma imediata falhas, variações na rede, falta de energia e outras anomalias. Assim, a medida inclui tanto a iluminação convencional quanto o reforço exclusivo do Carnaval.
O sistema de telegestão foi previamente testado durante o Festival Virada Salvador e será utilizado pela primeira vez no Carnaval. A tecnologia permite a atuação imediata das equipes técnicas. Além disso, a ferramenta agiliza a coordenação com as concessionárias, reduzindo o tempo de resposta e aumentando a confiabilidade do serviço.
O diretor de Iluminação Pública da Prefeitura, Ângelo Magalhães, explicou a novidade:
“Este ano, Salvador terá, de fato, o Carnaval mais iluminado e tecnologicamente avançado do país. Estamos aplicando sistemas inéditos de telegestão e videomonitoramento que nos permitem acompanhar, em tempo real, o comportamento da iluminação nos circuitos e nas vias de acesso, identificando qualquer anomalia e acionando imediatamente nossas equipes”.
Reforço Tecnológico e Operacional
A Prefeitura de Salvador reforçou a estrutura tecnológica e operacional do evento, utilizando ferramentas de gestão integrada e inteligência para melhorar a eficiência dos serviços e a experiência do público.
Entre as medidas adotadas, está a instalação de cerca de 6 mil novos projetores ao longo do percurso da festa. Com menor potência e maior eficiência energética, os equipamentos garantem mais luminosidade, melhor controle do facho de luz e reduzem áreas de sombra, assegurando visibilidade uniforme durante todo o trajeto.
Assim, as equipem operam de forma integrada com as demais estruturas da gestão municipal, pessoal de campo e centros de controle. Isso garante, durante os dias de festa, um sistema monitorado e capaz de responder com rapidez às demandas.


