Em apenas 48 horas, a Bahia registrou 73 mil raios. Foi o que revelou um levantamento divulgado nesta terça-feira (21) pelo Climatempo e pela Neoenergia Coelba. As empresas analisaram as ocorrêcias entre o domingo (19) e a segunda-feira (20). Com a previsão de mau tempo até a quinta-feira (23), é preciso redobrar a atenção.
O alerta é para cuidados essenciais relacionados à eletricidade. A Neoenergia Coelba reforçou, nesta terça-feira (21), orientações importantes em caso de acidentes. Em caso de queda de cabos elétricos, por exemplo, não se deve tocar nem se aproximar. É necessário manter distância e acionar a empresa por meio do número 116.
Se a fiação cair sobre um veículo, a orientação da empresa é permanecer dentro do carro. Já para quem estiver do lado de fora, não se deve se aproximar do veículo, mas sim acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Durante tempestades com raios, o ideal é procurar um abrigo seguro, longe de janelas e portas metálicas. A Neoenergia orienta ainda que não sejam realizados reparos em telhados durante a chuva, nem a instalação ou manutenção de antenas.
Ainda de acordo com a concessionária, em caso de alagamento, é necessário desligar o disjuntor geral e retirar os aparelhos das tomadas.
Ocorrências no interior
A empresa divulgou ainda que, durante os temporais, placas metálicas foram lançadas sobre cabos de energia na cidade de Ilhéus. Já nas cidades de Porto Seguro, Vitória da Conquista e Irecê, foram registradas quedas de árvores de grande porte sobre as estruturas.
“Diante deste cenário, mobilizamos todo o nosso efetivo de profissionais para atender às ocorrências com a maior brevidade possível. Serviços essenciais, como unidades de saúde, educação e fornecimento de água, são prioridade”, explica Thiago Martins, superintendente técnico da Neoenergia Coelba.
Segundo a companhia, o efetivo de profissionais foi reforçado e permanecerá mobilizado até que todos os clientes tenham o fornecimento de energia restabelecido.nto normalizado. Em nota a empresa destacou ainda que “os eletricistas, técnicos e engenheiros permanecerão de plantão, 24 horas por dia, para superar os desafios impostos pelas tempestades e atender as ocorrências com segurança“.