
As sacolas ou sacos plásticos, ainda muito utilizados e disponibilizados em estabelecimentos comerciais, são uma verdadeira ameaça ao planeta e ao meio ambiente.
De acordo com o último relatório da ONG Oceane disponibilizado no final do ano passado, o Brasil produz cerca de 500 bilhões de itens de descarte imediato, sendo 87% utilizados como embalagens e 13% como produtos descartáveis, como talheres e sacolas plásticas.
As sacolas atuais
As sacolas plásticas convencionais são feitas de Polietileno, que pode ser de baixa densidade (PEAD) ou de alta densidade (PEBD). Em geral, podemos produzir tanto um quanto o outro de fontes não-renováveis (petróleo) ou de fontes renováveis (como cana-de-açúcar). Então, quando a fonte escolhida é um vegetal, esse plástico ganha o nome de “plástico verde”.
Porém, se houver descarte incorreto, sacolas de “plástico verde” causam o mesmo tipo de poluição que as sacolas feitas de petróleo!
É biodegradável? Não.
É compostável? Não.
É reciclável? Sim.
É reciclado, na prática? Na maioria das vezes, não.
Com essa produção desenfreada, esse modelo de produção linear resulta em um impacto
significativo: o país é responsável por despejar, todo ano, aproximadamente 1,3 milhão
de toneladas de lixo plástico nos oceanos, o que representa cerca de 8% de todo o plástico que chega aos mares de todo mundo no mesmo período.
Todo esse plástico afeta diretamente ambiente, humanos e animais. Ainda segundo o relatório, 85% dos animais que ingeriram resíduo plástico estão em risco de extinção. Dessa forma, é crucial que esse material seja substituído por opções mais sustentáveis ao meio ambiente.
Como substituir as sacolas?
Ecobags
As ecobags estão em primeiro lugar quando se pensa em consumo sustentável, isso porque esse item virou o queridinho para quem deseja eliminar o uso de sacolas plásticas e querem praticidade para levar alimentos ou qualquer outro objeto.
As ecobags são uma opção durável, reutilizável e também se tornou um ícone fashion, porque podem ser usadas para levar vários tipos de itens desde a compra do mercado, feira até mesmo se tornar um acessório para ir no shopping.
Com a popularização, várias marcas começaram a vender ecobags com estampas personalizadas, opções de cores e tamanhos diferentes.
Sacos de papel
Bastante comum em padarias, os sacos de papel também são ótimos substitutos de sacos plásticos. Algumas lojas de roupa também já começaram a trocar a velha sacola plástica por sacolas de papel.
As sacolas de papel kraft são ótimas opções ao meio ambiente. Sua composição garante que possam ser recicladas de diversas formas, seja para o seu uso original ou na confecção de outras peças.
Caixas de papelão
Bastante comuns em supermercados, as caixas de papelão estão ganhando protagonismo para o transporte de compras em atacadistas.
As caixas podem ser aliadas para quem vai fazer compras de carro ou por transporte de aplicativo, já que podem ser colocadas no porta-malas do automóvel de forma prática.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.