Decisão

Decisão do Padre Vaqueiro pega Igreja Católica de surpresa

A decisão do padre foi comunicada logo após uma cerimônia religiosa; um veículo já o aguardava em frente ao templo

padre vaqueiro
Reprodução

O padre Antônio Ruan Cordeiro Oliveira, conhecido como “Padre Vaqueiro”, ganhou notoriedade nas redes sociais ao demonstrar seu amor pelos animais e, sobretudo, pela vaquejada em vídeos publicados em seus perfis.

No domingo (7), no entanto, os fiéis foram surpreendidos por uma decisão inesperada do religioso: ele renunciou à batina logo após celebrar uma missa para a comunidade na Paróquia Senhora Sant’Ana, em Independência, no Ceará. Um carro já o aguardava em frente à igreja.

Renúncia

Aos 27 anos, Antônio já havia relatado em entrevistas sua paixão pelas competições de vaquejada e o apreço pelos cavalos desde a infância. Ele ressaltava, contudo, que essa ligação não interferia em sua vocação para servir à Igreja Católica.

“Em nenhum momento a minha paixão pela vaquejada, por esse esporte, atrapalha a minha fé, a minha conduta como padre ou mesmo os afazeres pastorais. Jamais deixaria a missão sacerdotal de lado para estar em competições ou cavalgadas. Isso, em hipótese alguma, eu faria. Para mim, a vaquejada é algo terapêutico, que me faz bem e me traz paz”, afirmou em entrevista a uma rádio local.

A Diocese de Crateús, sob a liderança de Dom Ailton Menegussi, ainda não divulgou uma nota oficial sobre o caso, mas o afastamento, segundo a mídia local, pode ter sido uma decisão voluntária, motivada por reflexões pessoais.