Os últimos dias foram marcados por reaproximação na política baiana. O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), voltou a estabelecer conversas com o presidente do PL na Bahia, João Roma. Posteriormente, o mesmo gesto se repetiu com a deputada federal Roberta Roma, esposa do dirigente do PL baiano.
ACM Neto e Roma tinham uma relação de amizade de mais de 20 anos. No entanto, em fevereiro de 2021, o então deputado federal topou o convite para integrar o governo de Jair Bolsonaro, contrariando a vontade do amigo e prefeito de Salvador. João Roma era pessoa de confiança de Neto, chegando, inclusive, a ser chefe de gabinete do ex-prefeito. Além disso, Neto foi padrinho de casamento de Roma.
A reaproximação entre Neto e a família Roma foi comemorada por aliados do grupo político. O deputado estadual Alan Sanches (UB) comparou o gesto ao caso da Ponte Salvador – Itaparica, projeto do governo estadual.
“Enquanto o governo não faz a ponte Salvador-Itaparica, ACM Neto segue construindo pontes para 2026”, provocou Sanches.
Vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, Alan Sanches considerou o gesto um reforço à unidade da oposição baiana para as eleições de 2026.
Reaproximação
Nas redes sociais, a deputada federal Roberta Roma (PL) postou uma foto em que aparece ao pado de ACM Neto e Mariana Barreto, esposa do ex-prefeito.
“A política tentou nos separar… Foram mais de dois anos de distanciamento… Mas o propósito de vida falou mais alto. E o amor voltou a imperar. Quem diria que depois de tantas farpas, viriam abraços?”, escreveu a parlamentar.
Nos comentários da publicação, Neto respondeu: “Sempre bom ver que a vida vai colocando as coisas no lugar certo. Que Deus nos dê um caminho iluminado e de muitas alegrias”.
Segundo Sanches, que planeja disputar uma cadeira de deputado federal no ano que vem, o gesto entre os agora aliados é uma “demonstração de maturidade política e responsabilidade com o futuro da Bahia”.