
O grupo Olodum está preparando um repertório especial para o Carnaval de 2026. Em Salvador, o tema da folia será o samba, o que deve render uma série de homenagens por parte dos grupos musicais ao ritmo. E o Olodum, que teve atuação essencial na criação do samba-reggae através de Neguinho do Samba, claro, não ficará de fora.
O grupo esteve nos estúdios da Salvador FM na tarde desta quinta-feira (11), durante o Bololô da Salvador, programação que marca os cinco anos da rádio. Em entrevista ao PS Notícias, Lazinho, um dos vocalistas mais antigos do Olodum, manteve o segredo, mas garantiu que haverá música nova seguindo a temática do samba.
“Todo ano o Olodum lança música para o Carnaval. Essa é a nossa contribuição para o Carnaval da Bahia e para a música da Bahia. Juntamos a força do samba com o samba-reggae e vai ser um Carnaval maravilhoso”, disse.
Tradição que se renova
O Olodum tem 46 anos de história, marcou carnavais, embalou multidões e segue sendo uma das maiores expressões da cultura e da história do povo preto na Bahia e no mundo.
No último dia 8, durante uma apresentação do grupo no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, um vídeo viralizou nas redes sociais. Embalado pelos tambores da banda, o público cantou em uma só voz os sucessos.
“Essa reação vem da verdade. O povo não aceita enganação e baratino, como a gente diz aqui na Bahia. O povo se alimenta de verdade, e o Olodum é verdade. Através da sua percussão, dos projetos sociais e de tudo que transformou o Pelourinho no que é hoje. Porque o Olodum tem uma parcela muito grande nessa realidade do que é o Pelourinho. […] Então essa verdade faz com que o público devolva dessa forma”, disse Lucas Di Fiori.


