Diversidade

Leo Áquilla abre Parada do Orgulho LGBT+ no Farol com hino nacional

Neste ano, a celebração conta com as madrinhas Leo e Ângela Guimarães, além do padrinho Júlio César Habib

Reprodução
Reprodução

A 22ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia começou neste domingo (14) com um momento simbólico. Léo Aquila, apresentadora transexual e atual vereadora suplente por São Paulo, foi a responsável por entoar o Hino Nacional na abertura do evento, realizado no Farol da Barra, em Salvador.

Organizada pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), a Parada traz em 2025 o tema “Envelhecer Sem Vergonha. Com Orgulho!”, chamando atenção para a realidade da população LGBTQIAPN+ idosa e reafirmando a luta pelo direito de viver com dignidade em todas as fases da vida.

A concentração teve início às 15h, com a saída do cortejo do Farol da Barra em direção ao Clube Espanhol, acompanhada por trios elétricos, militantes, artistas e coletivos.

Destaques da Parada

Neste ano, a celebração conta com as madrinhas Ângela Guimarães e Leo, além do padrinho Júlio César Habib, figuras que representam a diversidade e reforçam o compromisso com a inclusão.

Em vídeo, Leonora destacou a emoção de estar em Salvador e participar da abertura:

“Bom dia, estou em Salvador, Bahia. Como vocês já devem saber para quem está acompanhando, e hoje é dia de entoar o hino nacional na parada LGBTQIAPN+. E eu vou fazer com muito orgulho. Trouxe esse figurino, um calor lindo lá fora, um dia maravilhoso, graças a Deus. Acho que vai ser incrível e eu tô feliz de ter vindo de São Paulo pra contribuir aqui com a minha voz, com a minha luta, com a minha força, com o meu prestígio, se eu tiver algum. Mas eu acho que a união faz a força mesmo, né? A gente tem que estar unido nessa jornada que é deles, mas é minha, mas é nossa também”, afirmou.