Efeito bumerangue?

Tarifaço de Trump impulsiona Lula nas pesquisas

AtlasIntel aponta que aprovação do governo subiu de 47,3% para 49,7%

Foto: Ricardo Stuckert / PR
Foto: Ricardo Stuckert / PR

A articulação da família Bolsonaro com o governo dos Estados Unidos para sobretaxar em 50% os produtos brasileiros, como forma de pressionar o Judiciário, acabou gerando ganhos políticos inesperados para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Se antes Lula enfrentava uma tendência de queda na popularidade, um levantamento do instituto AtlasIntel, divulgado nesta terça-feira (15), aponta uma reversão nesse cenário.

A aprovação do governo subiu de 47,3% em junho para 49,7% em julho, enquanto a desaprovação caiu de 51,8% para 50,3%. O saldo entre aprovação e rejeição ficou em 0,6 ponto percentual negativo, o melhor resultado desde novembro de 2024.

A pesquisa também mostra que 60,2% dos entrevistados aprovam a condução da política externa por Lula diante da crise comercial com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Outros 38,9% desaprovam a atuação do presidente nessa área.

Sobre o desfecho do impasse com os norte-americanos, 47,9% acreditam que o presidente conseguirá negociar uma solução satisfatória. Já 38,8% demonstram ceticismo quanto à capacidade do governo de reverter a sobretaxa.