O professor e ex-secretário de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, morreu no domingo (12) após se afogar na Praia dos Milionários, em Ilhéus, no sul da Bahia. Atualmente, Antônio Marcos Andrade de Oliveira lecionava História em um colégio estadual.
De acordo com amigos, o professor decidiu dar um último mergulho antes de retornar à sua cidade natal, onde participaria do aniversário do filho. Ao perceberem que ele estava se afogando, os amigos acionaram os salva-vidas, mas Antônio Marcos não resistiu, apesar das tentativas de reanimação ainda na faixa de areia.
Luto
Antônio Marcos, que deixa três filhos, foi secretário municipal nas gestões dos prefeitos Guilherme Menezes e Zé Raimundo, além de ocupar cargos em órgãos estaduais. Ele também foi presidente municipal do PCdoB, partido que lamentou profundamente sua morte.
“Antônio Marcos inspirou gerações de estudantes e colegas com sua postura ética, seu amor pela docência e sua crença no poder transformador da educação. Seu exemplo continuará vivo em todos que tiveram o privilégio de aprender com ele — dentro e fora das salas de aula”, publicou o PCdoB em nota.