Foto: Divulgação / Sesab
Foto: Divulgação / Sesab

Dentro das programações que antecedem o Carnaval de Salvador, um simulado será realizado na manhã da próxima sexta-feira (6) no Farol da Barra. A ideia é preparar os profissionais que atuam durante a festa para um cenário envolvendo os mais variados tipos de emergência durante a folia.

Vão participar agentes de saúde vinculados a Sesab, agentes do SAMU, Defesa Civil de Salvador, Superintendência de Trânsito, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar da Bahia, Polícia Civil, Polícia Técnica, Stelecom, Graer e Vigilância Sanitária.

De acordo com a Sesab, o simulado também avalia o tempo-resposta para deslocamento das vítimas para o Hospital Geral do Estado, onde está o Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas.

Ministério da Saúde

A Capacitação é uma inciativa do Ministério da Saúde, por meio da Força Nacional do SUS, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado, com apoio da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destacou o trabalho conjunto dos diversos órgãos para que a assistência à saúde seja garantida.

“Estamos aqui para ter a certeza que, em caso de necessidade, todas as equipes estarão preparadas para atender o folião. Em uma festa que reúne milhares de pessoas, precisamos que as equipes estejam qualificadas”, disse.

Além de profissionais da capital que estarão de prontidão durante o carnaval, participaram do encontro trabalhadores que atuam no interior do estado que também poderão ser acionados em casos de necessidade em seus municípios ou em outras localidades.