A Sala de Cinema Walter da Silveira, nos Barris, recebe a Mostra Grande Otelo 2025, promovida pela Academia Brasileira de Cinema. Com longas-metragens das categorias que concorrem ao Voto Popular, os filmes serão exibidos em salas de cinemas de 20 cidades do Brasil, entre elas Salvador e Catu, na Bahia.
Na capital baiana, o evento acontecerá entre os dias 16 e 29 de julho, com entrada gratuita.
Programação
16/07 – Quarta-feira
14h – ESTÔMAGO 2 – O PODEROSO CHEF
16h30 – MALU
19h – AINDA ESTOU AQUI
17/07 – Quinta-feira
19h – 3 OBÁS DE XANGÔ
18/07 – Sexta-feira
19h – KASA BRANCA
19/07 – Sábado
14h – ASSEXYBILIDADE
16h30 – OTHELO, O GRANDE
19h – BABY
20/07 – Domingo
14h – O DIA QUE TE CONHECI
16h – MILTON BITUCA NASCIMENTO
18h30 – KASA BRANCA
21/07 – Segunda-feira
14h – CÂNCER COM ASCENDENTE EM VIRGEM
16h30 – FERNANDA YOUNG FOGE-ME AO CONTROLE
19h – MOTEL DESTINO
29/07 – Terça-feira
14h – AINDA ESTOU AQUI
16h30 – ASSEXYBILIDADE
19h – MOTEL DESTINO
Categorias
Ao todo serão exibidos 15 filmes que concorrem ao prêmio Grande Otelo de Melhor Filme do Júri Popular, nas três categorias que recebem votos do público: longas de ficção, longas de comédia e documentários. “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles; “Baby”, de Marcelo Caetano; “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal; “Malu”, de Pedro Freire; e “Motel Destino”, de Karim Aïnouz, são os longa-metragens de ficção que integram a Mostra. A votação já está aberta neste link.
Também serão exibidos os documentários “3 Obás de Xangô”, de Sérgio Machado; “Assexybilidade”, de Daniel Gonçalves; “Fernanda Young – Foge-me Ao Controle”, de Susanna Lira; “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”, de Alessandra Dorgan; “Milton Bituca Nascimento”, de Flavia Moraes; e “Othelo, O Grande”, de Lucas H. Rossi dos Santos.
As produções finalistas de comédia completam a programação. Estarão em cartaz “Câncer com Ascendente em Virgem”, de Rosane Svartman; “Estômago 2 – O Poderoso Chef”, de Marcos Jorge; “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal; “O Auto da Compadecida 2”, de Flávia Lacerda e Guel Arraes; e “O Dia Que Te Conheci”, de André Novais Oliveira.
O Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro 2025 acontece no dia 30 de julho, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro. A 24ª edição da maior premiação do setor audiovisual nacional conta com a entrega de troféus aos vencedores de 30 categorias e celebra “o cinema brasileiro no mundo”.
O prêmio tem o apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura. O sistema tem o acompanhamento e apuração da PwC Brasil. A cerimônia terá transmissão ao vivo para todo o país pelo Youtube da Academia e pelo Canal Brasil.
O Prêmio Grande Otelo
O Prêmio Grande Otelo é organizado e votado pelos próprios profissionais do setor, uma forma da própria classe celebrar o seu trabalho e dar o devido reconhecimento ao talento de seus profissionais.
A premiação é anual. Contribui para a elevação e a promoção do cinema brasileiro junto à população e ao público do país, através do reconhecimento da qualidade técnica e artística de seus filmes e da confraternização entre os profissionais da indústria.
O processo de definição dos vencedores do Prêmio Grande Otelo é dividido em duas etapas: indicação e premiação. A partir de 2004 a votação passou a ser feita via internet, pelos sócios da Academia, que recebem uma senha eletrônica para votar pela internet. O sistema tem a auditoria da empresa PwC Brasil.
Na fase de indicação são escolhidas as cinco obras e profissionais representantes de cada categoria que passam para a etapa seguinte. A escolha é feita pelos sócios – através de uma cédula de votação eletrônica com a lista completa de todos os concorrentes.
Terminado o processo de apuração do primeiro turno, uma nova relação com os cinco escolhidos em cada categoria é enviada aos sócios que escolhem, então, os vencedores. Nas duas etapas a votação é secreta e a abertura das cédulas, bem como a apuração dos votos, é realizada pela PwC Brasil.