Risco de deslizamento

Sirenes de alerta para risco de deslizamento de terra são acionadas em quatro regiões de Salvador

Duas sirenes de alerta para risco de deslizamento de terra foram acionadas nas regiões de Vila Picasso e Mangabeira, no bairro de Cajazeiras VIII

Foto: Chuvas continuam em Salvador / PS Notícias
Foto: Chuvas continuam em Salvador / PS Notícias

Sirenes de alerta para risco de deslizamento de terra foram acionadas no início da tarde desta quarta-feira (22), nas regiões de Vila Picasso e Mangabeira, no bairro de Cajazeiras VIII, em Salvador. Os equipamentos também foram acionados nas localidades de Voluntários da Pátria, no Lobato e Moscou, em Castelo Branco.

Com a continuidade das chuvas e após a elevação do nível de alerta para “máximo” divulgado às 12h30, a Defesa Civil reforça a necessidade de redobrar a atenção diante dos riscos.

A persistência das chuvas encharca o solo, e o tempo fechado impede a incidência do sol, formando o cenário ideal para que o terreno permaneça úmido e aumente as chances de deslizamentos. A orientação é que, após o acionamento das sirenes, a população siga para os pontos de encontro previamente definidos pela Defesa Civil.

Sirenes de alerta

De acordo com diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, em algumas localidades, como Boca da Mata, que registrou 177,2 mm, o volume de chuvas já é quase o dobro da média histórica. Nova Brasília registrou 157,2 mm; Mangabeira, comunidade de Cajazeiras, 154 mm; Águas Claras, 143,8 mm; Cajazeiras VIII, 139,6 mm; e Barro Duro, 135,2 mm.

“Ou seja, muita chuva em curto espaço de tempo. Em Boca da Mata, por exemplo, já tem quase o dobro do que era esperado para o mês todo em apenas 72 horas. Várias dessas localidades estão na iminência de acionamento das sirenes”, afirmou.

De acordo com o órgão, Salvador conta com 14 sirenes distribuídas em 13 áreas de risco: Cajazeiras VII (Irmã Dulce), Cajazeiras VIII (Mangabeira), Sete de Abril (Olaria), Castelo Branco (Creche), Bom Juá, Capelinha (Vila Picasso), Lobato (Voluntários da Pátria), Castelo Branco (Moscou), São Caetano (Baixa do Cacau), Sete de Abril (Bosque Real), Liberdade (Vila Sabiá/Barão Vila da Barra), Alto da Terezinha (Mamede) e Calabetão.