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TikTok pode ser aliado dos pequenos empreendedores: descubra como usar a rede para vender mais

Letícia Carvalho
Foto: Divulgação

Se você ainda acha que o TikTok é apenas uma rede social de dancinhas ou voltada para adolescentes, atenção: pode estar deixando passar uma oportunidade de ouro para o seu negócio.

O ambiente digital muda todos os dias, e apesar do domínio dos jovens na plataforma, o TikTok já se consolidou como um canal estratégico para empresas de todos os tamanhos, especialmente para os pequenos empreendedores. Ignorar essa rede é como “deixar dinheiro na mesa”.

Por que o TikTok é tão relevante para negócios?

Diferente do Instagram, o TikTok tem um algoritmo que amplia a entrega de conteúdo, permitindo que até perfis pequenos alcancem milhares de visualizações.

Segundo uma pesquisa do OpinionBox, 76% dos entrevistados acreditam que marcas devem estar presentes nas redes sociais para se aproximar do consumidor. Além disso, 53% dos usuários afirmaram que gostariam de ver as empresas que consomem mais ativas no TikTok.

Um case de sucesso que ilustra o poder da plataforma foi o do Gloss Carmed, parceria entre Cimed e Fini. A marca explodiu no TikTok e vendeu, em apenas 20 dias, o equivalente ao que seria planejado para um ano inteiro.

Como usar o TikTok no seu negócio?

  1. Crie conteúdo autêntico

Mostre os bastidores, conte a história da sua marca e fale com o público de forma descontraída — como se fosse com um amigo próximo. Isso gera conexão e confiança.

  1. Aposte na criatividade

Vídeos curtos e objetivos, que mostrem a praticidade e utilidade dos seus produtos, costumam performar muito bem. Use bordões ou apresente-se sempre no início dos vídeos para criar familiaridade.

  1. Esteja de olho nas trends

As tendências nascem primeiro no TikTok, mas adapte apenas aqueles que tenham conexão com o seu negócio.

  1. Invista em anúncios

O TikTok Ads Manager é uma ferramenta poderosa para impulsionar conteúdos e aumentar o alcance das suas campanhas.

  1. Explore o TikTok Shop

A plataforma já oferece uma ferramenta integrada de e-commerce, permitindo que o cliente compre sem sair do aplicativo. Isso reduz barreiras e aumenta a taxa de conversão.

O TikTok não é apenas entretenimento, para os pequenos empreendedores, a rede social pode ser a porta de entrada para novos públicos, fortalecendo a marca e impulsionando resultados.
Se você tem um negócio, qual tal começar no TikTok é agora?

*Letícia Teles é graduada em Comunicação com ênfase em Jornalismo com mais de 10 anos de experiência. Desempenhou o papel de social media em agências focadas nos nichos de hotelaria e marketing médico, além de ter participado de campanhas políticas, onde foi responsável pelo planejamento de conteúdo estratégico. Atualmente é estrategista de marketing do PS Notícias.