Invasão à Câmara de Salvador

Vereadores de Salvador entregam à Alba denúncia contra Hilton Coelho

Vereadores acusam o deputado de incitação à invasão ocorrida na Câmara de Salvador no dia 22 de maio

Comitiva foi recebida pela presidente Ivana Bastos. Foto: Divulgação
Comitiva foi recebida pela presidente Ivana Bastos. Foto: Divulgação

Um grupo de ao menos 13 vereadores de Salvador formalizou, na tarde desta terça-feira (27), uma denúncia contra o deputado Hilton Coelho (Psol). A comitiva entregou a representação contra o legislador estadual diretamente à presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputada Ivana Bastos (PSD).

Os edis pedem que Hilton Coelho responda a um processo no Conselho de Ética da Casa por suposta incitação à invasão da Câmara de Salvador no último dia 22 de maio, durante protesto de servidores municipais.

Durante a reunião com a presidente da Alba, o vereador Ricardo Almeida (DC), 2° secretário da Mesa Diretora da Câmara de Salvador, afirmou que o caso da invasão ao Legislativo municipal não pode ficar impune, sob risco de abrir precedentes.

“Nós corremos o risco de não fazermos nada, de prevaricarmos, diante de uma situação que pode se tornar um precedente grave. Nós queremos pedir a senhora para que isso não se agrave. Que nós possamos dar uma resposta à sociedade para que atos como este não se repitam. Uma prevaricação neste momento poderá representar uma escalada de violência contra as instituições democráticas”, disse o vereador no encontro.

Além de Almeida, participaram da reunião vereadores como Kiki Bispo (UB), Omarzinho (PDT), Marcelo Guimarães Neto (UB), Kel Torres (Republicanos), Duda Sanches (UB), Claudio Tinoco (UB), Maurício Trindade (PP), Isabela Sousa (Cidadania), Cezar Leite (PL), Alex Alemão (DC), Orlando Palhinha (UB) e Daniel Alves (PSDB).

Conforme noticiado pelo PS Notícias, a suposta participação de Hilton no ato de invasão à Câmara de Salvador estava na mira da bancada de oposição na Alba. O grupo pretendia denunciar o caso ao Conselho de Ética, mas aguardava um posicionamento da Câmara Municipal.

Análise

Em nota, a presidente da Alba, deputada Ivana Bastos, informou que a Mesa Diretora encaminhou a documentação à Procuradoria da ALBA para análise e parecer jurídico, conforme prevê o Regimento Interno da Casa.

“Toda representação será tratada com responsabilidade, respeitando o direito à ampla defesa, mas também o dever institucional de preservar a ética e o decoro parlamentar”, declarou a chefe do Legislativo baiano

>>> Siga o canal do PS Notícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.