Um advogado criminalista foi preso nesta terça-feira (1º), no município de Serrinha, suspeito de integrar uma organização criminosa com atuação no Conjunto Penal de Eunápolis. A prisão aconteceu no âmbito da Operação Dupla Face, deflagrada de forma integrada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e pelas Polícias Civil e Militar.
Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão contra investigados por envolvimento na fuga de 16 detentos do Conjunto Penal de Eunápolis e atentado contra o diretor da unidade prisional, ocorridos entre dezembro de 2024 e maio deste ano.
De acordo com o MP-BA, as investigações apontam que os alvos integram fação criminosa com atuação regional, vinculada ao Comando Vermelho, envolvidos em crimes de homicídio, associação para o tráfico e financiamento do tráfico de drogas.
Nesse contexto, apontou o órgão ministerial, o advogado exercia papel ativo na estrutura criminosa, com envolvimento direto na gestão de recursos financeiros oriundos do tráfico de drogas, além de prestação de contas e cobrança de metas semanais de arrecadação.
“Há indícios de que o profissional teria auxiliado na articulação de ações criminosas, incluindo a fuga e o atentado”, diz um trecho da nota divulgada pelo MP baiano.
Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Eunápolis.
>>> Siga o canal do PS Notícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.